Ouça ao vivo

Menino de 2 anos morre depois de ser picado por escorpião em Americana

O garoto Cauã Ferrari, de 2 anos, morreu nesta sexta-feira, em Campinas, após ser picado por um escorpião, em Americana. Ele foi levado ao Hospital Unimed, em Americana, onde recebeu o primeiro atendimento.

O tio do menino, Cristiano Salles, publicou nas redes sociais e criticou o atendimento hospitalar dizendo que foram mais de 4 horas até que Cauã recebesse o soro. Um agravante, segundo ele, é que Americana não tem UTI infantil o que acabou agravando a situação dele.

Em nota a Unimed informou que quando a criança chegou no hospital Unimed Americana a família relatou que ela estava sentindo muitas dores e chorando. Ela recebeu toda a  assistência adequada, incluindo atendimento pelo médico plantonista e fazendo um ultrassom.

A hipótese de ter sido picada por escorpião foi levantada pela equipe médica em função do quadro clínico. A Unimed informou também que a família relatou não ter visto o escorpião e não foi encontrado sinal de picada na criança.

Ainda em nota o hospital disse que o soro foi então solicitado ao Hospital Municipal de Americana e a criança foi estabilizada e encaminhada para a UTI Pediátrica do Hospital Samaritano em Campinas onde o seu quadro agravou e ela acabou morrendo.

A Secretaria de Saúde de Americana também se manifestou a respeito do assunto.

Em relação ao apontamento sobre a falta de UTI pediátrica, considerando o caso específico do paciente Cauã Ferrari, a secretaria informou que o procedimento preconizado pelo Ministério da Saúde não descreve ser imprescindível a administração do soro sob retaguarda de UTI pediátrica.

A secretaria reconheceu, porém, que ter o suporte de UTI para casos como esse torna o atendimento mais seguro, principalmente se o quadro clínico do paciente venha se agravar. A falta dela, porém, não deve impedir jamais o socorro imediato, conforme preconizado nos protocolos da assistência em urgência e emergência.

A Secretaria de Saúde informou ainda que o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é o local de referência no município para acidentes com animais peçonhentos, pois há um estoque de soro antiescorpiônico, tanto que após solicitação do Hospital Unimed, duas ampolas foram disponibilizadas de imediato.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.