Ouça ao vivo

Para moradores do Cambuí, Parklet só atende frequentadores de bar

Valéria Hein

Inaugurado nesse fim de semana, o Parklet do bairro Cambuí, em Campinas, vive mais um capítulo da polêmica envolvendo sua instalação. 

Moradores criticam a descaracterização do projeto, que prometia ser um espaço de convivência, mas estaria sendo uso usado para fins privados. Isso porque, o mobiliário que deveria fazer parte integrante do projeto, só é colocado à disposição do público quando o bar que fica em frente ao local é aberto, como observam alguns moradores do bairro, que preferem não se identificar. Mesmo os que apoiam a instalação do equipamento, admitem a falha.

Para completar a polêmica, a ONG Resgate Cambuí criou um abaixo assinado pedindo a retirada do Parklet.

Além da utilização do espaço público para fins privados, a alegação é de que não há regulamentação, interfere no o trânsito e prejudica o pedestre, como explica Tereza Penteado, do Resgate Cambuí.

O primeiro Parklet de Campinas está instalado na Rua Coronel Quinino, na esquina com Rua Santos Dumont. O projeto é piloto e poderá se estender a outras regiões de Campinas. O espaço é público, mas patrocinado pela iniciativa privada, sem custo para a administração municipal, com autorização da Emdec e Setec.

Mais informações sobre o abaixo assinado podem ser encontradas na página do Resgate Cambuí, no Facebook.

Em nota a Emdec disse que o objetivo do projeto piloto do Parklet, é testar uma iniciativa adotada internacionalmente e em algumas cidades brasileiras, que devolve à coletividade espaços públicos antes ocupados por veículos particulares. A implantação do Parklet no Cambuí, é um laboratório sobre como utilizar, de maneira adequada, vagas de estacionamento para a implantação de áreas de convívio e descanso.

Ainda em nota a Emdec disse que a experiência da implantação do Parklet da Rua Coronel Quirino, auxilia na definição de todos os conceitos, diretrizes e regramentos para a efetivação do conceito no município. Com base nas análises técnicas, a Emdec finaliza regramento para as novas ações no município.

A avaliação intensa do Parklet, por um período de seis meses, permite a definição, entre outros itens, de materiais que serão utilizados na construção, bem como as configurações dos espaços.

Nota da Emdec:

A intenção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), com o projeto piloto do Parklet, é de testar no município uma iniciativa, adotada internacionalmente e em algumas cidades brasileiras, que devolve à coletividade espaços públicos antes ocupados por veículos particulares. A implantação do Parklet na Rua Coronel Quirino, no Cambuí, é um laboratório sobre como utilizar, de maneira adequada, vagas de estacionamento de veículos para a implantação de áreas de convívio e descanso.

O Parklet é dotado de elementos como árvores, bancos e iluminação. Proporciona uma área de convivência, descanso, leitura, navegação na internet e outras facilidades possíveis. São minipraças montadas onde existe grande adensamento vertical, ou seja, próximas a edifícios residenciais, cujos moradores demandam por espaços abertos.

A experiência da implantação do Parklet da Rua Coronel Quirino, enquanto laboratório, auxilia na definição de todos os conceitos, diretrizes e regramentos para a efetivação do conceito no município. Com base nas análises técnicas do projeto piloto, a Emdec finaliza regramento para as novas ações no município. O regramento é de competência do Executivo.

A avaliação intensa do Parklet, por um período de seis meses, permite a definição, entre outros itens, de materiais que serão utilizados na construção, bem como as configurações dos espaços. Pelo acompanhamento também será possível uma avaliação da aceitação e formas de utilização do espaço, pelos munícipes.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.