Ouça ao vivo

Tempo seco e preço de umidificadores fazem crescer procura por soro fisiológico

Foto: Marco Guarizzo

Os quase dois meses sem chuva e o período de baixa umidade relativa do ar causa desconforto no sistema respiratório de muitas pessoas. Campinas chegou a entrar em estado de alerta, quando a umidade fica abaixo de 20%, segundo informações do Cepagri da Unicamp. Para diminuir os efeitos, o umidificador é um aparelho indicado. Mas nas farmácias o aparelho não custa menos de R$ 130. Por isso, nos estabelecimentos visitados pela reportagem, não houve alteração nas vendas do produto mesmo com a estiagem. O item mais procurado é o soro fisiológico, que custa menos de R$ 3 a cada 100 miligramas. A médica pneumologista Deborah Patrocínio explica que os efeitos são diferentes, mas o soro ajuda a diminuir a sensação de nariz e boca secos.

A médica pede atenção para o uso do soro em crianças e idosos e comenta que soluções caseiras, como colocar uma toalha molhada ou uma bacia com água em um cômodo, podem diminuir um pouco os efeitos do ar seco.

O corretor de imóveis Edson Penedo procurou uma farmácia para comprar soro fisiológico por causa das mucosas secas. Para ele, o uso do umidificador não foi tão eficaz.

O soro fisiológico tem validade curta, de cerca de uma semana. Outra opção procurada pelos clientes na farmácia é o descongestionante nasal, que pode ser usado por mais tempo. Algumas oferecem também o nebulizador, utilizado por pessoas que têm problemas respiratórios frequentes, como a asma. O índice de umidade relativa do ar considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde é de 60%. De 21 a 30%, é considerado Estado de Atenção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.