Ouça ao vivo

Pesquisa do Procon mostra irregularidades mais cometidas por empresas em Campinas

Foto: Leandro Las Casas

A ausência do exemplar do Código de Defesa do Consumidor é a principal irregularidade cometida pelos estabelecimentos comerciais de Campinas, segundo um levantamento realizado pelo Procon. A infração representa pouco mais de 16% de todos os autos lavrados pelas equipes do órgão de defesa do consumidor. No ranking elaborado, aparecem na sequência a falta do cartaz do Procon, informação inadequada e produtos com prazo de validade vencido. Esse último item, por exemplo, registrou um crescimento grande quando comparado com a pesquisa realizada em 2016. O número de produtos encontrados nessa condição, passou de 50 para 121.

Segundo o assessor de Procon Campinas, Francisco Togni, a pesquisa foi desenvolvida através da ação dos técnicos do órgão e também através das denúncias feitas pela população. Ele afirma que a participação dos consumidores é importante para a criação de um banco de dados, que serve de base para o desenvolvimento de ações para combater as irregularidades no comércio da cidade.

 

A pesquisa foi realizada com dados de janeiro a julho deste ano. Entre os segmentos campeões de irregularidades nos casos de falta do exemplar do Código de Defesa do Consumidor estão os setores de hospedagens, venda de veículos, padarias, farmácias e supermercados. Já nos casos de validade vencida, encabeçam o ranking as padarias, farmácias, supermercados e hospedagem.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.