Ouça ao vivo

Campinas quer licitar iluminação pública ainda este ano

A Prefeitura de Campinas prepara e prevê o lançamento de uma nova licitação para a iluminação até o fim de 2017. Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, este será o quarto processo aberto pelo Executivo. Todos os outros foram suspensos pelo TCE ou por questionamentos sobre o edital.

A situação se arrasta desde 2014. Em dezembro daquele ano, se encerrou o prazo da Aneel para que o serviço fosse transferido para as cidades. Enquanto a medida não é atendida, a responsabilidade pelos reparos segue com a CPFL por meio de uma liminar judicial que só vai perder a validade quando a Administração finalizar a licitação.

Paralelamente a elaboração desse novo edital, foi anunciada a implantação e a troca de lâmpadas em dezenas de regiões. Entre os bairros com os trabalhos em andamento, estão o Satélite íris, Vila Joaquim Inácio, Bananal e Sulamérica. O investimento é estimado em R$ 2,2 milhões, quantia restante do valor arrecadado com as contas de luz. O prefeito Jonas Donizette explica que esse dinheiro precisa ser aplicado e investido no sistema de iluminação.

O trabalho vai ser feito pela CPFL e inclui a modernização das lâmpadas das vias do entorno da Lagoa do Taquaral. A exemplo da avenida Norte-Sul, as de vapor de sódio serão substituídas pelas de vapor metálico, mais esbranquiçadas. A mudança é justificada não só pela melhora na visibilidade, mas também no aumento da segurança em pontos isolados. A implantação deve envolver 776 trocas e 23 instalações novas. O custo somente na região da Lagoa será de R$ 690 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.