Ouça ao vivo

Frentistas de Campinas são envolvidos em campanha contra a exposição ao benzeno

A campanha “Benzeno não é Flor que se Cheire” lançada no sindicato frentistas de Campinas nesta terça-feira, quer conscientizar os trabalhadores de postos de combustíveis sobre os riscos de exposição ao composto químico. Participaram da abertura representantes do Ministério Público do Trabalho, dirigentes dos frentistas de diversas partes do país e sindicalistas de outras categorias, além de autoridades políticas.

A campanha será desenvolvida ao longo de quinze meses, com a produção e distribuição de cem mil cartilhas e de milhares de camisetas e adesivos, além da realização de palestras e seminários. O calendário inclui também a produção de vídeos para redes sociais, peças para a web e a instalação de 12 outdoors em rodovias.

Durante décadas, o benzeno tem se mostrado uma substância chave nos mais diversos processos, em particular, todas as áreas que envolvam de alguma forma subprodutos do petróleo. A exposição aguda por inalação em curto prazo dos seres humanos ao produto, pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência. Exposição por inalação crônica, em longo prazo, causa a redução no número de glóbulos vermelhos e anemia, podendo fazer com que a pessoa desenvolva leucemia.

O Presidente da Federação Paulista dos Frentistas, Luiz Arraes, explica que o momento do abastecimento é aquele em que os frentistas ficam mais vulneráveis a exposição dos gases nocivos dos combustíveis. Ele afirma que o frentista deve utilizar apenas o sistema automático das bombas e não encher o tanque até a boca, mesmo se o cliente pedir. O Presidente do Sinpospetro do Rio / Presidente da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Luiz Pinto Neto, destacou a importância da conscientização, não só dos frentistas, mas também da população em geral.

O presidente do Recap, Flávio Campos, garantiu que o sindicato vai se envolver diretamente na campanha na região de Campinas, trazendo mais segurança para o trabalhador dos postos de combustíveis. Já o Presidente do Sindicato dos Frentistas de Campinas, Francisco Soares de Souza, disse que os trabalhadores estão recebendo todas as informações necessárias e que a união com o Recap garante inovação e segurança para o setor. A campanha é uma iniciativa da Federação Estadual dos Frentistas, em parceria com a Procuradoria do Trabalho do município de Bauru-SP.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.