Ouça ao vivo

Número de óbitos causados por câncer de mama em Campinas diminui

O índice de mortes em decorrência do câncer de mama em Campinas apresenta uma queda acentuada desde 2013, o que demonstra a importância da prevenção e detecção precoce da doença. A estimativa, de acordo com o Caism da Unicamp, é de uma média de 480 mulheres no município diagnosticadas com a doença por ano. Quando detectado precocemente, as chances de cura são de até 95%.

Segundo a coordenadoria do programa saúde da mulher de Campinas, em 2013 foram 501 mortes em decorrência do câncer de mama na cidade. Já no ano seguinte, este número caiu para 104 registros, chegando a 75 ocorrências neste ano. A redução do índice aconteceu pela maior facilidade ao serviço público de saúde, que oferece muitos recursos no combate a doença. Porém,  Aginecologista, obstetra e coordenadora do programa saúde da mulher de Campinas, Celina Sollero, alerta para as dificuldades enfrentadas pelo SUS, uma vez que os tratamentos disponíveis são caros.

A médica Celina Sollero alerta ainda que o câncer de mama pode acometer também homens e que esse tipo de ocorrência vem apresentando crescimento em Campinas. Ela afirma que nos últimos três anos, sete homens morreram na cidade em decorrência da doença.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de pele é o mais comum. No caso dos homens, o câncer de mama representa 1% do total de casos da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.