Ouça ao vivo

Cepetro da Unicamp inaugura circuito de testes de escoamento de petróleo

Valéria Hein

Um grande circuito de testes de escoamento de petróleo foi inaugurado na Unicamp, no Cepetro – Centro de Estudos de Petróleo. Financiado pela Queiroz Galvão Exploração e Produção, o objetivo é testar equipamentos criados para esse fim e envolve pesquisadores e estudantes da universidade. O Coordenador do projeto, Antonio Carlos Bannwart, explica que o equipamento testado através desse circuito faz o bombeamento de um tipo específico de petróleo, com mais viscosidade que o encontrado no Pré-Sal, por exemplo.

Esse fluido, que foi depositado em bilhões de metros cúbicos ao longo da história geológica da terra, está acumulado no subsolo marinho, embebido em rochas porosas a quilômetros  de profundidade. Por isso, é preciso uma forma eficiente de trazê-lo à superfície, respeitando todas as restrições de órgãos reguladores, como a Agência Nacional do Petróleo. De acordo com Antonio, esse projeto contribui para a eficiência nesse complexo procedimento, além de atender ao compromisso da universidade de extensão à sociedade, ao contribuir com um setor que gera emprego e amplia o acesso da população a bens de natureza energética.

A Queiroz Galvão Exploração e Produção, além de patrocinadora, se beneficia desse projeto, por ser uma das empresas cadastradas pela ANP, como operadora de campos de petróleo. Paulo Rocha, Gerente de Reservatórios da empresa, explica que o escoamento de petróleo é um desafio para essa indústria. Os testes com essa bomba, que irá operar em águas profundas e em ambiente de baixas temperaturas e altas pressões, contribuem para as reduções de riscos ao escoamento.

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.