Ouça ao vivo

Unicamp aprova cotas étnico-raciais e vagas pelo Enem para Vestibular 2019

A Unicamp vai adotar a partir do Vestibular 2019 um sistema de cotas étnico-raciais que reserva 25% das vagas disponíveis para candidatos autodeclarados pretos e pardos e vagas através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A decisão foi anunciada, nesta terça-feira

Para o Reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a iniciativa abre novas portas de entrada para a Universidade. Ele comentou que as alterações terão início no Vestibular 2019 e algumas medidas serão concluídas em 2020.

Os assuntos em pauta debatidos na reunião do Consul são o resultado de um processo que teve início em 2016, por meio de estudantes que, na época, se mobilizaram e apresentaram uma série de reivindicações. De acordo com o Reitor a ideia com as alterações é de ter uma maior representatividade da sociedade brasileira por meio da classe estudantil

Atualmente a Unicamp já conta com um programa de inclusão que é o Paais (Programa de Ação Afirmativa e Inclusiva)que é aplicado desde 2005 e que será reformulado. Os autodeclarados pretos, pardos e indígenas deixam de ser contemplados no programa, diante da inclusão de novas formas de acesso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.