Ouça ao vivo

Alvo de operação, Ouro Verde é retrato de ineficiência de gestão

Revolta e tristeza ainda tomam o ambiente do Hospital Ouro Verde em Campinas, após uma semana da operação do Ministério Público que denunciou – “a organização social Vitale que administra a unidade teria desviado verba da saúde (cerca de R$ 4 milhões).”

Na manhã do dia 30 de novembro Campinas amanheceu com as notícias de mandados de busca e apreensão no hospital, na prefeitura e nas residências de empresários e pessoas que estariam envolvidas com esquema criminoso, que mais tarde era detalhado pelo promotor José Claudio Tadeu Baglio. Consultorias não prestadas seriam usadas para corrupção.

O dinheiro que teria sido desviado, poderia mudar a situação da filha de Jane Vilela de Lima que neste dia 07 aguardava um leito de UTI.

Também encontramos pacientes que buscavam atendimento na ortopedia e saíram da unidade sem conseguir fazer um raio x. Houve ainda queixa da falta de um cardiologista. A consulta foi agendada, mas o profissional não compareceu. Passamos a demandas a assessoria de imprensa da prefeitura.

Sobre a paciente que necessita da UTI, informou que o estado de saúde era estável e em tratamento, garantindo que já havia solicitação de vaga pela Central de Regulação e assim que liberada, ela será transferida.

Em relação ao raio x, afirma que o equipamento funciona normalmente. Já sobre as consultas com cardiologista, explicou que  equipe de transição de gestão está verificando as demandas emergenciais existentes e buscando as soluções. Rita Bissoli pede rigor na apuração do caso do Ouro Verde.

Diante nos problemas no Ouro Verde, a prefeitura de Campinas rompeu com a OS Vitale e determinou intervenção no Hospital e afastou um funcionário público que foi encontrado com mais de R$ 1 milhão. O prefeito Jonas Donizette, defende pente fino e lupa nas investigações.

No legislativo, a oposição propôs a abertura de uma CPI, mas a base aliada não aprovou. O chefe do executivo chegou a criticar a proposta. Para ele, veio com teor politico.

Os sindicatos dos funcionários e dos médicos há meses denunciavam problemas no Hospital Ouro Verde.  Atrasos no pagamento dos salários, falta de insumos e de condições estavam entre as queixas que culminaram em sucessivas greves na unidade.

Ambos defendem apuração rigorosa e solução para o problema.

Na Operação Ouro Verde, seis pessoas foram presas. Elas foram ouvias entre os dias 04 e 06 de dezembro. Os promotores do Gaeco analisam o conteúdo de volumosa apreensão de documentos, celulares e computadores.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.