Estoque de sangue do Hemocentro de Campinas cai durante as festas de fim de ano

0
597

Habitualmente, as festas de final de ano são responsáveis pela diminuição de voluntários que procuram o Hemocentro para a doação de sangue. Isso é uma tendência mundial e em Campinas não é diferente. Na semana entre os dias 10 e 16 de dezembro, o Hemocentro da Unicamp registrou uma queda de 9,2% nas doações. Foram 1635 doações no período.

A média das semanas anteriores era de 1800 comparecimentos. A situação mais crítica é do tipo sanguíneo O positivo. A falta de bolsas pode ser responsável pelo cancelamento de cirurgias em diversos hospitais atendidos pelo Hemocentro. Além disso, a falta de sangue e hemoderivados traz graves consequências nos atendimentos de urgência e emergência, como afirma o diretor do Serviço de Coleta do Hemocentro da Unicamp, Vagner Castro.

Durante as festas de final de ano, o Hemocentro de Campinas funcionará normalmente, exceto aos domingos e nos dias 25 de dezembro e 01 de janeiro. Outras informações sobre os locais e horários de coleta podem ser obtidas no site www.hemocentro.unicamp.br.