Ouça ao vivo

Justiça aceita pedido do MP para abertura de ação de improbidade contra o secretário de Segurança de Campinas

Foto: Divulgação/PMC

A Justiça de Campinas aceitou uma solicitação do Ministério Público para a abertura de uma ação de improbidade administrativa contra o secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, além do ex-corregedor da Guarda Municipal, Roberto Rodrigues de Souza Júnior e o ex-secretário jurídico da prefeitura, Mário Orlando de Carvalho, atualmente na Sanasa.

De acordo com a denúncia, o secretário nomeou Roberto Rodrigues de Souza Júnior para o cargo de corregedor da Guarda Municipal de forma irregular, pois ele não integrava o quadro de funcionários de carreira, uma exigência para ocupar a função.

Além disso, o MP aponta supostas irregularidades que Souza Júnior teria cometido no exercício da funlão, como uso da carteira funcional sem integrar o quadro efetivo da guarda; obtenção de porte de arma; ter se afastado do trabalho de forma irregular; e comportamento inadequado nas ruas, causando constrangimento a policiais militares para que eles não executassem suas funções devidamente.

Souza Júnior pediu exoneração do cargo em junho do ano passado. O Ministério Público indica que o secretário Baggio não teria tomado as devidas providências diante da conduta do corregedor. Quanto a Mário Orlando Carvalho, a promotoria indica que ele arquivou uma possível investigação interna contra Souza Júnior.

O secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, afirmou que só irá se pronunciar após tomar conhecimento da ação.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.