Ouça ao vivo

Na Batida da Bossa Nova

Ele foi um dos fundadores da Bossa Nova, o seu padrão rítmico foi fundamental para o entendimento da bateria brasileira a partir de 1958 com a gravação de Chega de Saudade. . Ele praticamente inventou a forma de tocar samba, usando a mesma ideia da simplicidade do violão de João Gilberto. Esse foi Milton Banana o primeiro a bater Bossa Nova. Antonio de Souza nasceu no Rio de Janeiro em 1935. Passou a ser chamado de Milton por insistência da Mãe que se recusava a usar o nome de batismo dado pelo marido sem o seu consentimento. E o Banana surgiu por ser um voraz consumidor da fruta.   Entre 1965 e 1976 ele foi o responsável pelas baquetas do Milton Banana Trio. Conjunto inspirado no  som explosivo de Bossa jazz . A primeira formação tinha o  pianista Wanderley e o contra-baixista Guará e depois foram substituídos por Cido Bianchi e Mário. Com o seu trio Banana lançou doze trabalhos pela Odeon e RCA , e todos com a mesma excelente qualidade.

 

Bossa Nova chega aos Estados Unidos

Autodidata Milton Banana cresceu exposto ao universo musical dos anos  40, fã da famosa Orquestra Tabajara.. Milton se lançou na música e depois de integrar vários conjuntos fez parte da origem da bossa nova. E em novembro de 62 participou do histórico show no Carnegie Hall de Nova York ao lado do Tom Jobim e João Gilberto entre outras músicos. Esse evento marcou  a popularização da Bossa  Nova nos Estados Unidos e Europa. Logo na seqüência ele deu inicio ao intercambio entre músicos brasileiros e americanos, pois os gringos não conseguiam entender  como se tocava a Bossa Nova . E antes de começar o aprendizado, algumas produções nos Estados Unidos chegaram inclusive a usar até dois bateristas para tentar esboçar o que Milton Banana tocava sozinho.

 

Jazz Bossa Nova

Quando lançou o seu trio Banana chamou atenção pois era raro ver um baterista como líder de grupo. Milton Banana que morreu em 1999  deixou um   estilo firme e preciso com o grupo iniciou   interpretações  instrumentais de temas cantados e depois musicas próprias. Mas sempre com extremo profissionalismo.  Hoje existe uma discussão na  imprensa musical  se a bossa nova eletrônica feita hoje em dia , representa  a musica  de Tom, João Gilberto e Vinícius ou se trata de novo  estilo ? Porém um coisa é inegável o som  que Milton Banana nos deixou essa sim foi e continua sendo ótima para se ouvir e dançar.

O primeiro a bater Bossa Nova. Esse foi Milton Banana, que através do seu trio instrumental lançou mais de dez discos entre 1965 a 1976.

Acompanhe !

 

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção  Walmir Bortoletto         edição   Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.