Ouça ao vivo

Processo por improbidade administrativa contra Jonas Donizette é aceito pela Justiça de Campinas

Foi aceito nesta segunda-feira o pedido do Ministério Público para abertura de um processo por improbidade administrativa contra o prefeito Jonas Donizette. O aval foi dado pela Justiça de Campinas.

De acordo com o Ministério Público, Jonas nomeou o próprio sobrinho, Michel Abrão Ferreira, para o cargo de chefe de gabinete, e também indicou o irmão, Tadeu Marcos Ferreira, para a vaga de ouvidor na Câmara Municipal, o que no caso, segundo a promotoria, configura nepotismo indireto.

O presidente da Câmara, Rafa Zimbaldi, que também é réu na ação, foi quem conseguiu o cargo para o irmão de Jonas, conforme a denúncia. Tadeu Marcos Ferreira foi nomeado no começo deste ano e, na ocasião, foi escondida, já que o Diário Oficial citou o irmão de Jonas como Tadeu M. Ferreira, sendo que ele é conhecido como Tadeu Marcos.

Em caráter liminar, a promotoria pediu o afastamento de Michel e Tadeu Marcos dos cargos pelo Ministério Público. A Justiça deu quinze dias de prazo para manifestação da defesa do Prefeito de Campinas.

O salário do irmão de Jonas Donizette é de R$ 14 mil. No cargo de ouvidor, ele tem a responsabilidade de repassar reclamações recebidas pela população por meio da Câmara para o governo. No momento da nomeação, parte dos vereadores de oposição chamou a atenção para o fato – o que seria uma contradição, já que o  ouvidor é irmão do Chefe do Executivo.

A Prefeitura de Campinas informou, através de nota, que não foi notificada sobre a ação, mas tem confiança de que agiu amparada pela lei e todos os esclarecimentos serão prestados à Justiça.

A Câmara de Campinas disse que também não foi notificada até o momento, e que portanto, não tem conhecimento exato dos termos da ação para se pronunciar. Contudo, informa que teve ciência do inquérito civil em andamento e pode antecipar que não há nenhum tipo de ilegitimidade nem ilegalidade na nomeação de Tadeu Marcos, conforme já foi respondido no primeiro semestre ao próprio Ministério Público Estadual, que havia solicitado manifestação da Câmara a respeito.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.