Ouça ao vivo

Tchaikovisk Erudito e Popular

A sua obra está entre as mais populares da música erudita , constantemente suas composições estão em  programas de orquestras sinfônicas  e  gravações.  Já no cinema e na televisão os seus inúmeros trabalhos são constante  inseridos em trilhas sonoras pois é impossível não se render a exuberância de Tchaikovisk.

Nascido em 1840  o russo Tchaikovisk aos 05 anos de idade já mostrava desenvoltura ao piano, aos  20 anos formado em direito abandonou o Ministério da Justiça e  intensificou os seus estudos de música   no Conservatório de São Petersburgo. E logo ganhou projeção pela sua excelente desenvoltura como compositor.

Tchaikovisk amava a cultura russa, mas não seguiu a escola nacionalista por achar muito hermética e preferiu assimilar também a estrutura musical de outras culturas . Segundo os estudiosos foi entusiasta da música  de  Mozart, tendo o compositor austríaco como ídolo.  Com isso Tchaikovisk condensou  um estilo original da música folclórica russa  com a técnica da Europa  ocidental.

Com uma postura inovadora  Tchaikovisk transitou por vários gêneros como: óperas, concertos, e com grande destaque nas sinfonias. Mas nada se compara ao  resgate que ele proporcionou  dos até então menosprezados  balés –  liberto de questões formais  compôs apenas 03 bales      Lago dos cisnes,  A bela Adormecida e Quebra Nozes …    porém são obras marcantes e populares que trazem virtuosismo instrumental e temas fantásticos.

O Bale O lago dos Cisnes

Aos 14 anos com a morte da mãe Tchaikovisk caiu em depressão e teve problemas neurológicos que se arrastaram ao longo da vida. São inúmeros os episódios em que o compositor  viveu conflitos de falta de alto estima e desilusões .  A sua própria morte em 1893 aos  53 anos de idade inclusive e cercada de mistério sobre um possível suicídio que teria cometido em função do preconceito  sofrido por ser homossexual .A partir de 1888  o compositor atuou como regente convidado por várias cidades europeias sendo aclamado em todos os lugares. Essa fase representou um momento de consolidação de seu  talento. De volta a Rússia escreveu as importantes sinfonias a numero 5 e  número 6 essa denominada como Patética que tinha em sua essência expressar a angustia que o músico vivia.

tc novo

O quadro Música é Cultura destaca o compositor russo Tchaikovisk.

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção: Walmir Bortoletto   – Edição :Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.