Ouça ao vivo

A lenda do Café

Education Holiday Coffee Book Reading Culture

Você sabia que o café tem sua origem em uma lenda? A história do cultivo da planta e da preparação da bebida está ligada ao mundo Árabe e suas rotas de comércio no século XVI, mas seu descobrimento aconteceu séculos antes nas montanhas da atual Etiópia. Reza a lenda que o café foi descoberto no século IX na cidade de Kaffa por um pastor de cabras chamado Kaldi.

O jovem pastor observou que suas cabras comiam os frutos vermelhos de um arbusto na encosta da montanha e ficavam frenéticas, saltitantes e conseguiam percorrer longas distâncias sem demonstrar sinais de cansaço. Kaldi passou a alimentar as suas cabras com os frutos vermelhos e também experimentou sua descoberta. Ao perceber que estava mais alegre e bem-disposto, levou um ramo do arbusto para o monastério local e contou sua história para um monge. O monge declarou que aquilo era obra do diabo e queimou o ramo no pátio do monastério. Intrigado pelo aroma dessa queima, outro monge mais velho colheu a cinzas e fez uma infusão. Além do incrível aroma exalado na preparação, ele percebeu que a bebida lhe deu energia e acabou com o sono que sentia durante as orações matinais.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.