Ouça ao vivo

Baden Powell a música como devoção.

O violão como companheiro

Ele  pertenceu  aquele seleto  grupo  de artistas que exerce a sua arte como uma missão de vida. Baden Powel era um apaixonado pelo seu ofício, pois segundo os seus princípios nada era mais importante do que a música.  E o seu violão foi o seu melhor companheiro, ou como o próprio Baden dizia a sua  metade.

Roberto Baden Powel de Aquino nasceu no norte do estado fluminense em 1937 e com apenas três meses já era um carioca de São Cristóvão. O nome foi uma homenagem ao fundador do escotismo dado pelo seu   Pai, que era músico e lhe ensinou os primeiros acordes no violão. Na casa da família  as reuniões musicais eram comuns e entre os bambas: Pixinguinha, Silvio Caldas e o violonista de Pernambuco Jayme Florence, conhecido por Meira. O mentor e professor de Baden  Powel.

Aluno aplicado estudou violão clássico, mas não abandonava  as rodas de choro. A prática e convivência com os melhores músicos da época ajudaram a moldar a refinada técnica  de Baden, que tocava em bailes, na boemia da Lapa além da respeitada  orquestra da Rádio Nacional. A partir de 1950 fez parte  do Trio do pianista Ed Lincom na conceituada boate Plaza em Copacabana.

 

Inspiração com Vinícius para os Afro-Sambas

Logo na seqüência aceitou o convite de Vinícius para            compor algumas musiquinhas, assim mesmo no                diminutivo como tudo era tratado pelo poetinha.                Com essa parceria nasceram as mais belas canções           que se tornaram verdadeiros clássicos da MPB.                   Dessa forma a  Bossa Nova ganhou novo fôlego               quando surgiu um linha temática tendo como pano            de fundo a história dos Orixás, também conhecidos             por Afros-Sambas,  muito provavelmente a grande marca da dupla. Assim eles realizaram um novo sincretismo dando uma dimensão mais universal ao candomblé afro-brasileiro.  Outra parceria emblemática de Baden Powell foi com letrista Paulo César Pinheiro. As letras inspiradas na linguagem popular e erudita caíram como uma luva na melodia de Baden. Essa dobradinha se traduziu em uma evolução harmônica, melódica e poética do Samba .

 

baden

Baden Powel deixou um acervo com mais de 70 discos, isso sem citar as participações especais que ficaram sem registro, pois ele nunca se preocupou com royalties, contratos e prestação de contas. Porem o seu  estilo fincou raízes,  ganhou reconhecimento mundial e garantiu que  por muito tempo o nome Baden Powell será  sinônimo de excelente música. Através do seu violão ou como ele mesmo dizia,   a sua metade,  ele conquistou respeito e admiração mundial.

Toda genialidade de Baden Powell é o que você acompanha nesta edição do Música é Cultura.

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.