Ouça ao vivo

Distúrbios do sono têm se tornado cada vez mais comuns na população mundial

Passamos um terço da vida dormindo. O que parece uma perda de tempo para muita gente, na verdade é uma atividade essencial para a saúde, pois é durante o sono que o organismo volta à condição na qual iniciou o dia, com um repouso que inclui relaxamento muscular e redução da pressão arterial, dos batimentos cardíacos e da produção de urina.

Dormir bem significa ter ritmo, quantidade e qualidade, ou seja, um sono reparador, sem interrupção, que impede a sonolência ao longo do dia.

Apesar disso, distúrbios do sono têm se tornado cada vez mais comuns na população mundial. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, 45% da população sofre com esses problemas que incluem insônia, apnéia do sono e ronco.

Outro distúrbio é o bruxismo, como explica ao dentista Sidnei Goldmann.

Segundo o especialista, distúrbios como esse prejudicam o rendimento do indivíduo também durante o dia.

Os tratamentos para distúrbios do sono são os mais diversos: alguns amenizam os sintomas, e outros realmente resolvem o problema. As soluções para esses incômodos são multidisciplinares.

É importante ter um sono regrado, já que podem ser afetados diversos hormônios, como a insulina, que controla a glicose no sangue, a leptina, responsável pela saciedade, e também hormônios que estimulam o apetite, e o crescimento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.