Falta de sangue faz transplantes e cirurgia serem cancelados na Unicamp

0
613

A Coordenadora dos Transplantes Hepáticos do Hospital das Clínicas alerta para o impacto da queda nas doações de sangue no começo do ano.

Dados apresentados por Ilka Boin apontam que neste início de janeiro, oito transplantes de fígado deixaram de ser realizados na Unicamp por falta de estoque de sangue. Em entrevista à CBN, a médica chegou a fazer um apelo à população.

O diretor do serviço de coleta do Hemocentro da Unicamp, Wagner de Castro, minimiza os reflexos, dizendo que foram três transplantes cancelados e uma cirurgia, o que segundo ele ocorre nessa época em todo país. As festas de final de ano e férias contribuem para esse cenário.

Neste ano, as doações caíram 25%, com agravantes, como a chuva e os casos de febre amarela, além de uma preocupação já com o carnaval. 2017 foi marcado pela crise.

O alerta se estende para todos. O banco sangue precisa de doações. Elas podem ser feitas, no Hemocentro da Unicamp, de segunda a sábado das 7h30 às 15, inclusive feriados. No Mário Gatti de segunda a quinta das 7h30 às 15 ou sextas e sábados até às 17.

No Hospital Estadual de Sumaré de segunda a sexta, das 7h30 ao meio dia. E no Hemonúcleo de Piracicaba até às 13.