Ouça ao vivo

Ora-pro-nóbis

Hoje vou falar hortaliça que se desenvolve em vários tipos de solo, é pouco explorada comercialmente e pode ser utilizada como cerca viva, ornamentação e alimento… a Ora-pro-nóbis. Reza a lenda que esse nome teria sido criado por pessoas que colhiam suas folhas no quintal de um padre, enquanto este rezava uma ladainha, cujo refrão em latim, Ora pro nobis, era repetido a cada invocação. Seu nome científico é Pereskia aculeata, é uma planta originária do continente americano e tem como características ser perene, rústica e resistente à seca.

Muito usada na culinária das cidades históricas do estado de Minas Gerais, suas folhas e flores são ingredientes de diferentes receitas de sopas, omeletes, tortas e refogados. A receita mais famosa é o delicioso Frango ensopado com Ora-pro-nóbis. As folhas secas tem alta digestibilidade e são conhecidas como “carne de pobre” por conter 25,4% de proteínas. As folhas também são ricas em vitaminas A, B e C , ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Um ótima fonte de nutrição que pode ser plantada em qualquer lugar.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.