Ouça ao vivo

O discurso poético da banda The Smiths

O rock inglês  ganhou um  grande expoente no inicio dos anos 80  com uma banda  que trazia uma sonoridade simples porem muito eficiente.   Com  a  junção  letras   bem construídas, um vocalista com um timbre  incomum e um guitarrista  com um estilo bem  harmônico,  o grupo  The Smiths apesar do pouco tempo de existência deixou um enorme legado para a música  independente.   Em 1982 a cidade inglesa de Manchester vivia um momento complicado com  o desemprego atingindo  boa parte da população .  E dentro desse cenário não muito promissor o guitarrista Johnny Marr ,  o cantor e letrista Steven Morrisey  , o baixista Andy Rourke  e o baterista Mike Joyce  formaram o The Smiths . Eles lançaram   4 lps de estúdio, 01  ao vivo e vários compactos e coletâneas .   O grupo  ficou na ativa um pouco mais de 05 anos  e  praticamente se manteve numa gravadora pequena mesmo com o grande sucesso.   A figura de Morrisey com o seu discurso ácido e irônico era o  epicentro  explosivo dos Smiths.  Além de não poupar nem os colegas de banda ele fazia várias críticas à família Real e ao governo de Margareth Tchatcher.  Morrisey  também defendia  ideias sobre o  amor livre,   celibato e vegetarianismo , ou seja,  ele funcionou  como  um   explosivo   na hora de  promover o conjunto   junto  a  imprensa.

Mas  o The Smiths  também ficou conhecido pela marcante sonoridade do  guitarrista Johnny Marr com a sua postura   simples e econômica  . As músicas transitavam entre a estética mais agressiva do punk até uma estrutura  elaborada   com   arranjos mais sofisticados.  A presença da guitarra no The Smiths funcionou como uma oposição aos  teclados comuns  nos anos 80.

Poesia de Morrisey inspirada em Oscar Wilde

Os textos de Morrisey um fã de James Dean e um assíduo leitor do escritor e  poeta Oscar Wilde ,   eram bem construídos e também traziam personagens por vezes tímidos e que tinham dificuldades de alto afirmação. Com isso o conjunto   The Smiths  ganhou   admiradores  fervorosos que se sentiram  representados com o discurso    de Morrisey  que também tinha um  estilo de dançar  todo desengonçado.

A arte gráfica dos  discos  e compactos dos Smiths  era bastante interessante . Ao invés dos integrantes da banda as capas traziam atores do cinema underground, pessoas anônimos, e artistas   em fotos raras. Já o  nome do  quarteto a intenção era se opor  aos  nomes compridos que algumas  bandas usavam,  e a opção  foi usar  um  sobrenome  comum  inglês .

Capas dos singles e lps : cinema antigo e figuras do universo Underground

O The Smiths  terminou em 1987 e até hoje é possível encontrar as famosas coletâneas do grupo . Diversos livros e artigos já foram escritos  e o próprio cantor Morrisey já lançou a sua autobiografia.  Em 2014 o jornalista inglês Tony Fletcher    lançou uma biografia que narra detalhes   sobre o fim da banda e as desgastantes brigas na justiça de  acordos financeiros entres os integrantes.

smiths

Acompanhe esta edição.

 

entre em contato:

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.