Ouça ao vivo

Contra demissões, trabalhadores do Hospital Vera Cruz fazem passeata

Trabalhadores do Hospital Vera Cruz fazem passeata pelas ruas e avenidas do Centro de Campinas até o Hospital Vera Cruz no bairro Botafogo contra a decisão de demissão em massa de 119 trabalhadores das áreas de higiene e limpeza do Hospital.

As demissões foram no último dia 15 de dezembro, porque o hospital decidiu terceirizar o setor, mas a Justiça do Trabalho de Campinas suspendeu as demissões após o Sinsaúde, entrar com uma ação no Ministério Público do Trabalho.

A liminar foi expedida pela juíza Camila Ceroni Scarabelli, da 1ª Vara do Trabalho. A Justiça determinou que todos os demitidos devem ser reintegrados ao quadro de funcionários e que o hospital não poderá fazer novas dispensas coletivas, sem prévia comunicação e diálogo com o Sinsaúde.

O sindicato alega que a substituição de empregados do quadro direto e permanente por terceirizados não treinados nem capacitados para realizar os serviços no setor poderá gerar dano à sociedade. Alega também impacto social na vida dos trabalhadores demitidos.

Além disso, segundo ela, o Hospital Vera Cruz estaria planejando uma nova terceirização que resultaria na demissão de mais de 150 pessoas da área de apoio. Foi estipulada multa diária de R$ 5 mil, caso o hospital não cumpra a determinação judicial. O Hospital vai recorrer da decisão.

Uma audiência de conciliação foi marcada no MPT para o próximo dia 26, às 14h30, entre as partes envolvidas.

A direção do Hospital Vera Cruz informou que a terceirizaçao do setor de higiene e limpeza não vai representar economia, mas uma melhora no serviço, já que está sendo feita por uma empresa especializada e com vasta experiência em instituições hospitalares do país.

Informou ainda que pediu o aproveitamento da mão de obra demitida, mas a legislação brasileira não permite essa medida por um período de 18 meses.

O trajeto da passeata é saindo do Sinsaúde na Rua Duque de Caxias com Avenida Francisco Glicerio. Os trabalhadores sobem a Duque de Caxias até a via que margeia a linha de trem em direção à Avenida Andrade Neves até o Hospital Vera Cruz, próximo ao 1 DP.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.