Ouça ao vivo

PL quer isentar doadores de medula óssea de taxa de concurso público

O projeto de lei para isentar da taxa de inscrição de concursos públicos para os candidatos que estejam cadastrados no sistema nacional de doação de medula óssea, o Redome, foi aprovado em 1° votação na Câmara de Vereadores de Campinas.

O autor do projeto é vereador Paulo Haddad que vê a ação como um incentivo para que as pessoas se tornem doadoras, num contexto em que a necessidade de aumentar o banco. Ele não vê impacto direto nos concursos em si.

O responsável pelas  Operações do Registro Nacional dos Doadores Voluntários de Medula Óssea o Redome, Alexandre Almada, não vê efetividade da proposto, primeiro porque pode levar pessoas a se cadastrarem sem de fato terem a vontade de ser um doador. Ele também explica que, atualmente, o banco dá conta da demanda.

O banco de medula óssea no Brasil tem 4,5 milhões de cadastros, sendo o estado de São Paulo com maior número.

Em Campinas, os pontos oficiais para receber a doação voluntária ou para fazer o cadastro são Hemocentro da Unicamp e Hospital Mário Gatti.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.