Ouça ao vivo

Vendas em janeiro crescem 3,94% e surpreendem Acic

As vendas no comércio de Campinas em janeiro deste ano ficaram 3,94% acima dos resultados do mesmo mês de 2017 e animam a Acic para o resto do ano. Os dados são considerados surpreendentes pelo economista da Associação Comercial e Industrial da cidade, Laerte Martins, que fala em recuperação.

Para ele, ainda que tenha sido 62,48% menor que dezembro do ano passado, situação óbvia devido ao Natal, o índice comprova a mudança no panorama. Se antes a situação econômica não estimulava o consumo, algumas medidas adotadas recentemente, ainda que tímidas, melhoraram os ânimos.

A redução das taxas de juros, por exemplo, permitiu que as pessoas voltassem a comprar a prazo. Nesse caso, o aumento foi de 8,60% de um ano para o outro. Em contrapartida, as vendas à vista se reduziram em 0,68% de 2017 para 2018, algo que não preocupa e é visto com normalidade diante da busca pelo crédito.

Mas não só a queda nos juros explica o momento otimista e o bom resultado de janeiro. O economista Laerte Martins lembra também das liquidações. Com descontos nos preços dos produtos variando entre 30% e 80%, muitos lojistas aqueceram o mercado e puderam escoar o estoque do final de 2017.

Diante de tudo isso, a expectativa é de que os próximos 11 meses sejam melhores que a maioria dos anteriores, que somaram quedas vertiginosas. Na região metropolitana, o varejo em janeiro de 2018 também registrou expansão de 3,93% na comparação com o primeiro mês do ano anterior.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.