Ouça ao vivo

Viaduto de Campinas tem vigas aparentes e rachaduras

Os viadutos de Campinas apresentam principalmente falta de manutenção e limpeza. Mas em alguns casos, existem indícios de desgastes. As afirmações são do engenheiro civil Wagner Carvalho, que percorreu seis locais do município. Para ele, a estrutura que mais chama a atenção é o elevado que interliga as avenidas Norte-Sul e Júlio Prestes, no sentido Taquaral. Na parte inferior a partir da Rua Araguaçú, aponta vigas aparentes, rachaduras e sinais de fogo.

Outro lugar visitado por Wagner Carvalho é o Viaduto Suleste, na Avenida Lix da Cunha, em frente à Rodoviária. Com ao menos 40 anos, apresenta corrosões em alguns pontos, e mato e até uma árvore em uma das juntas de dilatação. A estrutura deve passar em breve por intervenções nas partes metálicas e de concreto, conforme um relatório recebido pelo secretário de Infraestrutura, Pedro Leone Luporini. Mas para Wagner, precisa também de mais limpeza.

As juntas de dilatação, aliás, foram citadas pelo engenheiro civil em outros dois viadutos: no Balão do Tavares e entre as avenidas Monte Castelo e Doutor Ângelo Simões, sobre a linha férrea. Em ambos, as fendas eram escuras e sujas. Wagner explica que o comprometimento desses dispositivos pode causar, por exemplo, infiltrações no concreto. Mas para ele, a falta de reparos específicos de manutenção pela Prefeitura pode ter relação com o alto custo do serviço.

Os questionamentos sobre as condições e o estado geral dos viadutos surgem após a queda de parte de um elevado na área central de Brasília no último dia 6. Na opinião do engenheiro, no entanto, o caso foi de extrema falta de atenção. Ele usa as próprias construções de Campinas como exemplo. Segundo ele, a maioria também possui estruturas internas – os chamados alvéolos – como a da Capital Federal. Para que tudo esteja em ordem, vistorias precisam ser feitas.

A Secretaria de Infraestrutura afirmou em nota que faz o monitoramento e a avaliação da condição dos viadutos, informa que não há risco iminente em nenhum e que a manutenção é feita pela Pasta de Serviços Públicos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dia do churrasco: veja dicas e cortes mais indicados para um bom resultado

Felipe Rosseli é empresário do ramo de venda de carnes e itens para churrasco há 20 anos. Segundo ele, o mercado está cada vez mais se reinventando. Um exemplo disso é que 70% das vendas do negócio são feitas por aplicativo de celular. Para o empresário, as pessoas estão buscando mais comodidade na hora de planejar acender a churrasqueira

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.