Ouça ao vivo

O Rock Latino do grupo Santana

Em 1964 quando o mexicano Carlos Alberto Santana Barragán foi morar com a família  nos Estados Unidos o chamado rock pscicodélico vivia seu momento de apogeu. Em meio a esse momento receptivo as novidades o guitarrista Carlos Santana ingressou num  projeto que ficaria conhecido como um dos pilares do  rock latino.

O grupo The Santana Blues Band foi formado no bairro latino de São Francisco  em  1966.  Carlos Santana ao arregimentar  os  músicos  para o conjunto  deu especial atenção a escolha de dois nomes para o  set percussivo com Michael  Carabello nas congas e o nicaraguense José “Chepito “ Areas  nos timbales o que rendeu inúmeras apresentações pela cidade  de São Francisco.

Com o passar do tempo  o nome  da banda  foi reduzido para Santana e através do empresário Bill Grahan  o  grupo   conseguiu ser incluído como uma das atrações do Festival de Woodstock. E no dia 16 de agosto de 1969 em meio  a lama  o desconhecido sexteto  da Califórnia  sobe ao palco tendo a frente o jovem Carlos Santana com apenas 22 anos de idade.

 

Jovem Carlos Santana, festival de Woodstock

A levada percussiva frenética, os ritmos afro-latinos e o duelo entre os  riffs da guitarra de Carlos Santana com  o  órgão de Gregg Rolie,  fizeram com que a gravadora Columbia lançasse o primeiro disco do  Santana  num  clima de Jam Session com versões improvisadas ao vivo  e um dos momentos  marcantes é a canção Soul Sacrifice.

Mas   foi no segundo trabalho  lançado em 1970 que o grupo  conseguiu fazer um registro com maior qualidade e menos pressão  .  O Lp Abraxas  que trouxe o domínio  em definitivo da energia do som afro-latino com uma sucessão de musicas contagiantes como a relitura de Tito Puente  “Oye Como Va”.

Em 1971  essa primeira formação do grupo Santana atingiu o top do  sucesso com o premiado   lp Santana III. Depois dessa fase inicial marcante o conjunto  foi remodelado com novos integrantes e Carlos Santana passou a fazer parcerias  com diversos artistas e esse mesmo sucesso na mídia retornaria em 1999 com o Grammy  de Supernatural.

A fase inicial do grupo Santana é o que você ouve nesta edição no quadro Música é Cultura.

santana

Formação Clássica de 1969:

Mike Shrieve, Carlos Santana, Gregg Rolie, Chepito Areas, David Brown e Mike Carabello .

O grupo Santana continua na ativa, porém  essa trajetória de pouco mais de 5 anos com  a chamada formação “clássica” do Santana contribui em muito para consolidar de maneira louvável a musica latina no cenário do  pop mundial.

A fase inicial do grupo Santana é o que você ouve nesta edição no quadro Música é Cultura

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Série documental sobre Cleópatra é o destaque da semana 

A série, que conta com a produção executiva de Jada Pinkett Smith, vai mergulhar na história de uma das rainhas mais poderosas e incompreendidas de todos os tempos, com o objetivo de mostrar, além de toda a beleza e vida amorosa, um lado mais inteligente de Cleópatra, protagonizada por Adele James. 

Guardiões da Galáxia chega no último filme da trilogia

Dessa vez, o grupo está bastante diferente. Quill, que ainda está se recuperando da perda de Gamora, tem que reunir a equipa para defender o universo e proteger um dos seus. Em uma missão, que se não for concluída com sucesso, pode levar ao fim dos Guardiões. 

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.