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Secretário prevê nova concessão até agosto, com fase de transição no transporte de Campinas

A audiência pública sobre a concessão do transporte coletivo de Campinas aconteceu nesta quarta-feira. O Secretário de Transportes, Carlos Barreiro, abriu apresentação com tais dados:

Hoje, são transportados cerca de 14 milhões de passageiros por mês. Há três anos eram 15 milhões. Além da redução, outro impacto é o da gratuidade, que abrange 36% dos usuários.

O processo de licitação prevê investimentos de R$ 7 bilhões e uma série de exigências para melhorias no serviço.

A pergunta ao secretário foi como a conta vai fechar, sem impactar a população com uma tarifa mais cara. Barreiro não garantiu redução no preço, mas diz que visa pelo menos uma estabilidade.

Ainda no quesito tarifa do transporte, não haverá mudanças no modelo, estando excluída, inclusive, a possibilidade de redução da gratuidade para 60 anos, que é um projeto que tramita no legislativo.

Entre as melhorias estão previstos: nova rede, atualização para novas demandas, requalificação operacional e de veículos, mais destinos e um viés ecológico, com a criação da “área branca” no centro de Campinas, onde só circularão ônibus não poluentes, exigência também para o BRT. Ao todo, a cidade será divida em seis áreas e há possibilidade da criação de linhas diferenciadas, com tarifa compatível, dentro do serviço “seletivo”. Também passa para concessão o serviço PAE de transportes de deficientes físicos e a operação dos corredores do BRT. Ainda está previsto um Centro de Controle Operacional, para integrar com monitoramento da Emdec.

Se tudo correr bem, o Secretário de Transportes, Carlos Barreiro, prevê a assinatura do contrato entre julho e agosto.

Esse processo de concessão vem como exigência da justiça, diante de irregularidades na licitação de 2005, que é a que está vigente nesse momento e seria encerrada em 2021. Como não deve haver conclusão do atual contrato, o transporte público de Campinas passará por fase de transição.

Com processo de rompimento da concessão atual, além do processo transitório serão calculados possíveis ônus da administração e das concessionárias.

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