Ouça ao vivo

Valinhos confirma dois casos de febre amarela e outras duas mortes suspeitas da doença

A secretaria de saúde de Valinhos confirmou mais duas mortes suspeitas de febre amarela. Uma das vítimas era um homem de 58 anos, que estava internado no Hospital das Clínicas da Unicamp e morreu no último dia 10. Ele morava no bairro Chácaras Alpinas, na área ruaral do município, onde já havia um caso de morte confirmado pela versão silvestre da doença. O outro era um homem de 52 anos, que estava na Santa Casa de Valinhos e veio a óbito no dia 03. Moradora do Jardim Pinheiros, a vítima tinha o hábito de pescar no bairro Chácaras Alpinas. Os casos são considerados suspeitos por não haver confirmação clínica de que a causa das mortes foi a febre amarela. Os exames dos dois pacientes estão sendo analisados pelo instituto Adolfo Lutz, que deverá divulgar os resultados em até 30 dias.

Outros dois casos que eram suspeitos tiveram confirmação positiva para a doença. Os pacientes já tiveram alta e passam bem. Os dois indivíduos, de 38 e 16 anos, são homens de uma mesma família e contraíram a doença em fevereiro juntamente com outro membro da família, que tinha 38 anos e morreu no dia 15 de fevereiro. A família é moradora do Jardim Pinheiros e a forma de transmissão da doença está em investigação. Uma análise preliminar indica que ela também é silvestre já que não há registro de outros casos suspeitos no entorno da casa das vítimas.

Agora, Valinhos registra quatro casos positivos de febre amarela, com duas mortes confirmadas. A Secretaria da Saúde ainda aguarda resultados de exame de mais nove casos suspeitos da doença, sendo que entre eles há três óbitos. De 2007 até o dia 12 deste mês, já foram vacinadas no município 74.121 pessoas, o que corresponde a 59,76% da população. Já entre os anos de 2000 a 2006, outras 66 mil pessoas foram imunizadas, mas esse número não pode ser usado como dado oficial de cobertura vacinal, pois muita gente morreu, se mudou ou acabou tomando a vacina novamente.

Durante esta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraíso continuará atendendo em horário ampliado: das 9h às 11h e das 13h às 19h. Nas outras 12 UBSs da cidade, o horário de vacinação contra a febre amarela vai das 9h às 16h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.