Ouça ao vivo

Alcaparra

O programa de hoje é ideal para os fãs de sabores intensos, pois vou falar sobre a alcaparra. Poucos sabem disso, mas a alcaparra é uma flor. A Capparis spinosa é um arbusto da família das Caparidáceas, originário da região mediterrânea. A alcaparra sem si é o botão da flor colhido antes de abrir. A colheita é feita de forma manual e o broto da alcaparra é exposto ao sol durante um dia inteiro para perder um pouco da água. Quanto menor o broto, mais apreciado e maior o valor de mercado.

Em natura a alcaparra tem sabor suave, sendo ao mesmo tempo, ácido e doce. Para conserva, os brotos ficam submersos em uma mistura de vinagre e sal, um processo que realça o seu sabor. Rica em ferro e cálcio, a alcaparra tem a sua maior produção no Marrocos e pode ser encontrada no Brasil no sul de Minas Gerais, em Brazópolis. A alcaparra é utilizada em saladas, massas, pizzas, carnes e molhos. Ela é obrigatória no molho tártaro e junto com as anchovas é responsável por um dos molhos mais tradicionais da gastronomia italiana…  a Salsa Puttanesca.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.