Ouça ao vivo

Campanha de vacinação começa em Campinas com grande procura

(Foto: Divulgação)

A Campanha de Vacinação contra a Gripe em Campinas começou nessa segunda-feira, com grande procura da população, após o anúncio da primeira morte por influenza na cidade.
O Ministério da Saúde informou que a campanha será feita por etapas e não será aberta ao mesmo tempo para todos os grupos que necessitam da vacina.

Mas em Campinas o cronograma está aberto simultaneamente para todos os grupos de risco: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, mulheres com 45 dias após parto, pessoas privadas de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem ser vacinados. A campanha de vacinação segue até 1 de junho. A expectativa é vacinar 90% das 259.560 pessoas consideradas público-alvo de risco em Campinas.

No outono e inverno é esperado que o vírus influenza, causador da gripe, comece a circular com mais intensidade.  Quatro casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave já foram confirmados em Campinas. Dois pelo H3N2, que inclui a mulher que morreu. Um caso por H1N1 e outro por Influenza B.

Por isso, de acordo com Andrea Von Zubem, Diretora da Vigilância em Saúde de Campinas, as pessoas que estão no grupo de risco devem redobrar a preocupação com a chegada dos dias mais frios, indo aos postos para se vacinar. Luris Jalbut enfrentou a fila logo no primeiro dia da campanha para garantir a imunização o mais cedo possível, como faz todo ano. Olga Lima afirma acreditar na eficácia da vacina.

A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Dono de animal solto em rodovia é responsável em caso de acidente

A morte do secretário-adjunto de desenvolvimento de Nova Odessa, Eduardo Mota, levanta uma questão: de quem é a responsabilidade quando animais soltos nas vias se envolvem em acidentes? O parlamentar morreu após atropelar com o carro um cavalo, na Rodovia dos Bandeirantes, na altura de Hortolândia, no último dia 25.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.