Ouça ao vivo

Instituto aponta que Campinas tem 14% de esgoto não tratado

Apesar de 97,8% da população de Campinas ter acesso a água tratada, dos 61,1 milhões de litros de esgoto coletados no município por ano, 8,3 milhões não são tratados. Ou seja, 14% do esgoto são despejados na natureza, de acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil. Os dados usados pelo instituto durante a criação do Ranking de Saneamento Básico são de 2016 e estão disponíveis no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. De acordo com o Consórcio PCJ, no entanto, esse número gira em torno de 10%.

Um índice, que em vez de ser visto como negativo, deveria ser comemorado, porque indica que Campinas, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta nesse setor por ser uma grande cidade, está bem próxima dos 100% de esgoto tratado, afirma o secretário Executivo Consórcio PCJ, Francisco Lahoz.

O secretário do Verde de Campinas, Rogério Menezes, também considera que a cidade se aproxima rapidamente dos 100 por cento de esgoto tratado, afirmando haver todo um planejamento para isso. O balanço da Sanasa coincide com o do consórcio PCJ, indicando que 93,4% da população de Campinas tem o esgoto coletado e enviado para uma das 24 estações de tratamento, o que representa 90% de tratamento do esgoto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.