Ouça ao vivo

Neil Young direto e essencial !

Talhado dentro do universo do folk,  country  e  rock  Neil Young possui  um estilo próprio com a  guitarra  ou  violão não se prendendo   a uma estrutura muito complexa .  Pois o propósito maior de sua obra  esta  a serviço do discurso através de suas  letras, inquietas que refletem o mundo que o cerca e que ganham um ar todo especial  através de suas  interpretações que tanto podem ser suaves ou cheias de energia.

O canadense  Neil Percival  Young  nascido em 1945  antes de obter o  sucesso participou de alguns projetos  com destaque para  o Buffalo  Springfield    e já em carreira solo iniciada no final dos anos 60 foi convidado  para integrar  por 1  ano   o  então quarteto Crosby, Stills,  Nash & Young .

 

   Parceria com a banda Crazy Horse 

Em sua trajetória  Neil Young já lançou mais de 35 álbuns e a maioria deles  tendo como suporte a parceria  de  décadas  com a banda  californiana  Crazy Horse , são mais de 20 álbuns    creditados  ao grupo   incluindo  alguns álbuns emblemáticos e canções de sucesso .

Mesmo avesso as badalações que a musica pop acaba proporcionado   Neil Young nunca foi um maldito. Em sua discográfica  produziu trabalhos  que foram de encontro ao grande público com ótimos números em vendagem.  Além do reconhecimento  da  imprensa especializada  como um artista de  importante  relevância  para o  cenário do rock mundial.

Neil Young nunca escondeu o seu posicionamento político de crítica ao governo dos Estados Unidos .  Em suas canções  e  já fez citação a Nixon e criticas pesadas  a política de George W Bush.  Nos anos 90 a sonoridade crua de Neil Young foi uma das influencias do chamado movimento grunge tendo gravado um álbum junto com o  Pearl Jam.

 

Ativismo ambiental 

Neil Young hoje abraça as causas ambientais, denunciando a poluição que as grandes corporações  provocam ao meio ambiente   … inclusive o seu engajamento o trouxe  aqui a região  em 2011 quando foi convidado  para dar uma palestra no Fórum GLOBAL de Sustentabilidade  dentro  segunda edição do Festival de Musica SWU em Paulínia.

Acompanhe esta edição

 

Entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.