Ouça ao vivo

Tempo seco abre época das queimadas em Campinas

Valéria Hein

As queimadas são comuns devido à seca do outono e são parte da rotina de quem mora em bairros próximos a terrenos e áreas abertas em Campinas.

No último dia 25, o fogo no mato mobilizou o Corpo de Bombeiros em uma propriedade perto do condomínio Alphaville e do Jardim Miriam.

As colunas de fumaça podiam ser vistas à distância e são comuns para Silmara Penido, que sofre com o mesmo problema na chácara dela no Gargantilha.

Para driblar a má qualidade do ar, que já é ruim nessa época do ano por conta da baixa umidade, ela recorre a soluções caseiras para respirar melhor.

Gislene Galdini conta que no Costa e Silva é comum que até mesmo terrenos menores, que ficam ao lado de casas e escolas, sejam foco de queimadas.

Por isso não relaciona o problema somente ao mato seco e a estiagem, mas também à falta de conscientização e de limpeza dos proprietários.

Além do risco de intoxicação pela fumaça e da chance de agravamento de doenças respiratórias, as queimadas também podem prejudicar a visibilidade.

Nas rodovias, a recomendação é para que os motoristas mantenham a calma, reduzam a velocidade e usem o ar interno ao passar por um trecho afetado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.