Ouça ao vivo

Vendas sobem em março e fecham trimestre no positivo

As vendas no comércio varejista de Campinas subiram 2,25% em março em relação ao mesmo mês de 2017. Com isso, o primeiro trimestre foi positivo. O crescimento foi de 2,68% nos primeiros três meses de 2018 frente ao mesmo período do ano passado e deixa a Associação Comercial e Industrial da cidade otimista.

Para o economista da Acic, Laerte Martins, os índices animam para os próximos trimestres, principalmente porque mostram uma expansão do consumo geral. Mesmo assim, faz a mesma ressalva dos últimos balanços e lembra que a tendência é de melhora devido aos números negativos dos últimos dois anos.

Como prova do aquecimento no comércio, Laerte Martins cita ainda os resultados das vendas a prazo. Na comparação com fevereiro, avanço de 12,38%. O total no mês passado somente em Campinas foi de R$ 1.136,9 bilhões. Já na RMC, bateram os R$ 2.706,9 bilhões.

Na opinião de Laerte, o crescimento nessa modalidade de compra tem relação com a melhora das taxas de juros. Mesmo assim, alerta sobre a inadimplência. Segundo ele, mesmo que a chance de endividamento exista, a população tem se mostrado mais consciente e otimista. Por isso, comemora o reflexo nas vendas.

O número de carnês não pagos apresentou redução de 3,88% em relação a fevereiro de 2018 e uma expansão de 2,38% em relação a março de 2017. No primeiro trimestre houve um crescimento de 1,85% em relação ao período inicial de 2017, com 48.407 boletos vencidos e não pagos há mais de 30 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.