Ouça ao vivo

Após morte, Vinhedo estende horário para vacinação contra febre amarela

Com uma morte por febre amarela, a prefeitura de Vinhedo aumentou o horário de vacinação nos postos de saúde da cidade, com atendimento das 7 às 16 horas, de segunda a sexta-feira. O principal apelo do secretário da pasta, Alexandre Viola, é para que as pessoas se imunizem. A vítima foi um homem de 62 anos que não tinha se vacinado. Ele morava na Vila João XXIII, onde ações chegaram a ser realizadas.

Atuação no bairro João XXIII continua, até para barrar outras doenças já que o mosquito que transmite a febre amarela é o mesmo da dengue e chikungunya, o Aedes Aegypti.

Apesar desse foco, a Secretaria de Saúde diz que o caso de febre amarela foi importado, ou seja, a vítima contraiu em outra cidade. O homem que morreu foi o único da família que não se vacinou. Uma situação comum, como a do casal Deuclauciano da Silva e Viviane. Ele só resolveu se imunizar após a notícia da morte. A mulher já tinha tomado a vacina.

A imunização ocorre nas oito unidades de saúde de Vinhedo e necessário que a pessoa leve um documento e se possível a carteirinha de vacinação, não sendo necessário morar na cidade. Desde 2017, Vinhedo imunizou mais de 51 mil pessoas contra a febre amarela. Vânia Fagionatto foi uma delas. Ela mora em área de risco e preferiu não esperar.

Desde 2000, a prefeitura de Vinhedo aplicou cerca de 90 mil vacinas contra febre amarela. A população é de 75 mil habitantes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.