Ouça ao vivo

A história do pão

Hoje vou contar a história do alimento mais popular do mundo… o pão. Estudos apontam que o pão, juntamente com o cultivo do trigo, surgiu há aproximadamente doze mil anos, na região da Mesopotâmia, onde hoje está situado o Iraque. Os primeiros pães eram feitos de farinha misturada com o fruto do carvalho. Eles eram achatados, duros, secos e muitos amargos. Para ser ingerido, o pão era lavado várias vezes em água fervente e depois era assado sobre pedras ou embaixo de cinzas.

Foram os egípcios que descobriram a fermentação em 4.000 a.c., o que deu ao pão o aspecto pelo qual o conhecemos atualmente. Ele foi usado como moeda por toda antiguidade e se tornou ferreamente política durante o império romano. “Pão e Circo” era a combinação para manter a população entretida e evitar revoltas. O padeiro surgiu durante a idade média, as plantações de trigo ganharam larga escala para alimentar a classe operária durante a Revolução Industrial e falta do pão foi um dos motivos de eclosão da Revolução Francesa. Podemos afirmar com toda certeza que o pão moldou a história da humanidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.