Ação do Maio Amarelo ensina a pedestres como socorrer acidentados

0
142

Um evento realizado como parte da campanha Maio Amarelo, no Largo do Rosário, região central de Campinas, ensinou dicas a pedestres de como agir para socorrer vítimas em caso de acidentes automobilísticos. Com o uso de bonecos, estudantes de Medicina mostravam as técnicas de reanimação em caso de parada cardíaca. O coordenador do Maio Amarelo em Campinas, Thiago Calderan, afirma que muitas pessoas que querem prestar socorro a um acidentado muitas vezes não conseguem ajudar por não conhecerem a técnica.

O estudante de Medicina David Sirigussi, que participou voluntariamente da ação, explica que o socorro prestado de maneira correta pode salvar a vida da pessoa que sofreu o acidente, mesmo com gravidade.

Os motociclistas são os condutores que mais sofrem acidente, segundo informações da campanha Maio Amarelo. Por isso, a Emdec promoveu revisões gratuitas em motocicletas, enquanto os proprietários assistiam às aulas sobre primeiros socorros e paradas cardíacas, em ação organizada pela Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Em 2017, foram registradas na região 397 mortes causadas por acidentes de trânsito, sendo 155 apenas na cidade.