Ouça ao vivo

Baru

Coco-pereba, coco-barata, barujo, bugueiro, cambaru, castanha-de-bugre, castanha-de-burro, coco-feijão, cumari, cumaru, cumarurana, cumbaru, feijão-coco, imburana-brava e pau-cumaru. Todos esses são nomes de uma castanha maravilhosa do nosso cerrado… o baru.

Rica em óleos graxos essenciais (ômega 6 e 9) e minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, o baru tem aminoácidos essenciais e alto teor de proteínas – 29,6%. Mais do que a castanha-do-pará e de caju.  O baru (nome cientifico: Dipteryx alata) é o fruto do baruzeiro, uma imponente árvore que infelizmente está ameaçada de extinção devido à extração predatória da sua madeira, que possui reconhecida resistência e qualidade, com propriedades fungicidas. O seu fruto é protegido por uma dura casca e no seu interior encontra-se uma castanha de sabor parecido com o do amendoim. O fruto pode ser utilizado integralmente, resultando em polpas de fruta, óleos, farinha, manteiga e tortas. As castanhas podem ser consumidas sozinhas ou usadas no preparo de pé-de-moleque, rapadura, paçoca, bolos, pudins e diversos outros quitutes brasileiros.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.