Ouça ao vivo

Cajá

Hoje vou falar sobre uma fruta ácida da mata atlântica que ajuda a emagrecer… o cajá. Também conhecido como ambaló, ambaró, cajá-mirim, cajazinha, tapareba, taperebá, taperibá ou tapiriba, o cajá foi muito utilizado na Bahia para o sombreamento permanente do cacaueiro. O cajazeiro (nome científico Spondias mombin ou Spondias lutea) ´ uma imponente árvore que pode atingir 25 metros de altura.

Seu pé é um gigante, mas a fruta é pequena, de casca lisa e fina e de cor alaranjada ou vermelha. O cajá é rico em sais minerais como fósforo, ferro e cálcio, além de ser uma grande fonte de vitaminas A, B e C. Ele também é rico em fibras, que aumentam a sensação de saciedade, e têm poucas calorias. É uma fruta perfeita para dietas de emagrecimento. Sendo uma fruta ácida, não é normalmente consumida ao natural. Pode também ser bebida como suco, ou consumida em forma de sorvete, geleias, vinhos, licores, refrescos, polpas e caipirinha. Se beber, não dirija.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.