Ouça ao vivo

Compra por impulso está presente na vida de quase 60% dos brasileiros, aponta SPC

Foto: André Berenguel

59% dos brasileiros confessam que o crédito fácil leva à compra impulsiva. O dado é SPC Brasil e CNDL. Nas ruas de Campinas, é fácil encontrar quem comprou sem ter necessidade porque o preço estava bom e parcelamento tornava ainda mais atrativo. Caso de Áurea Sousa.

A pesquisa ainda detalha que as aquisições  mais feitas por impulso são roupas, calçados e acessórios, que correspondem a 19%, seguidas por compras em supermercados com 17%, perfumes e cosméticos com 14% e idas a bares e restaurantes com 13%.

Os eletrônicos são os mais tentadores para os homens. 13% responderam que compram por impulso. Já as peças de vestuário são as preferidas das mulheres. 23% acabam comprando sem precisar. Vitória Espaguen acabou fazendo compras para família. Até ela tem um pouco de dúvida em relação à necessidade.

O levantamento ainda mostrou que aa internet é o canal de venda onde as opções de crédito mais levam os consumidores a parcelarem suas compras. 15% dividem a compra no maior número possível de prestações, independentemente do valor. Cartão de crédito é meio de pagamento favorito na hora de parcelar, sendo a preferência de 66% dos consumidores.

Apesar dos impulsos, das promoções, tem também quem fuja disso. Mireli Ane de Farias estava pelo centro da cidade com algumas sacolinhas, mas era tudo necessário e até comprado em lugares com preço mais barato. Ela já caiu na tentação do crédito fácil e agora, só a vista.

Os especialistas explicam que o consumidor não deve comprometer mais do que 30% da própria renda com prestações. Dependendo da realidade financeira, essa porcentagem pode ser ainda menor. Na pesquisa foram ouvidos 910 consumidores acima de 18 anos em 27 capitais do país. Toda pesquisa está disponível no site do SPC Brasil.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Rodada de Negócios faz networking entre grandes empresas e fornecedores

O evento ‘Rodada de Negócios’ reuniu 140 empresas na tarde desta quarta-feira (24), em Campinas.  Cerca de mil reuniões foram realizadas, com expectativa de movimentar R$ 2,5 milhões na geração de negociações nos próximos meses. A iniciativa é da regional Campinas do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.