Diretor do TCE critica Câmara por vetar projeto de transparência das multas

Depois que a Câmara de Campinas barrou o projeto de lei que tratava sobre a obrigatoriedade da prefeitura em divulgar semestralmente relatórios sobre a arrecadação com a cobrança de multas de trânsito e sua destinação, o diretor técnico do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Massaru, classificou a decisão dos parlamentares como estranha. Ele esteve no legislativo municipal, onde ministrou uma palestra sobre os seis anos da Lei de Acesso à Informação.

A proposta, de autoria do vereador Tenente Santini, do PSD, exigia que a EMDEC divulgasse na internet a cada seis meses, o total arrecadado com as multas de trânsito e como esse recurso seria gasto pela empresa municipal. Quando foi levado em votação na sessão desta quarta-feira, o projeto foi barrado pelos vereadores, ainda em primeira discussão. Foram 19 votos contrários e apenas cinco favoráveis.

Para o diretor técnico do TCE, Paulo Massaru, a rejeição dos parlamentares a proposta é no mínimo estranha. Isso porque o Código Brasileiro de Trânsito já prevê que o órgão responsável deverá publicar todo ano dados sobre a receita arrecadada com a cobrança de multas e para onde vai este valor. Autor da proposta, o vereador Tenente Santini também não entendeu o posicionamento dos colegas parlamentares. Segundo ele, existem vários pedidos que tratam sobre o tema, mas parece que há uma blindagem para evitar alguma aprovação.

A oposição na Câmara prepara um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a destinação do dinheiro arrecadado pelas multas, que deve ser apresentado já nesta segunda-feira. Para o processo ser aberto, serão necessárias 11 assinaturas, algo que a oposição nunca conseguiu na atual legislatura. A EMDEC informou que divulga os dados em seu Portal da Transparência. Porém o site informa apenas os valores arrecadados com as multas e não detalha como esse dinheiro é gasto.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.