Ouça ao vivo

Emílio Santiago e a sua fase dançante !

Foi somente a partir de 1988 com uma série de 7 discos, todos com o nome “ Aquarela Brasileira ”, que Emílio Santiago atingiu o sucesso comercial com vendas expressivas. As gravações tem arranjos sofisticados  e trazem dezenas de músicas do passado. Todas valorizadas por uma voz que sempre será referencia em qualidade e clareza.  Até as canções inéditas, que são poucas, passaram a ser obrigatórias e o acompanharam até o final da vida.  Mas antes dessa fase Emílio Santiago teve um período muito mais dançante.

De 1975,  ano do primeiro LP, até 84, a carreira fonográfica dele tem 11 discos. Em muitas músicas a parte rítmica é o destaque. Para quem nasceu e foi criado no Rio de Janeiro, a escolha parecia natural. Além disso, Emílio participou como cantor  na orquestra de  Ed Lincoln, músico que era considerado o Rei do Bailes.  Toda essa bagagem acabou influenciando no repertório.

Vale ressaltar alguns músicos que participaram desses primeiros trabalhos de Emílio Santiago e que ajudaram a moldar essa sonoridade. A dupla de produtores e arranjadores Robson Jorge e Lincoln Olivetti, o pianista João Donato , o baterista Wilson das Neves, os percussionistas Orlandivo   e Peninha , o baixista Novelli, o guitarrista  e arranjador Durval Ferreira, além do grupo Azymuth e membros da banda Black Rio.  Antes do projeto            “ Aquarela Brasileira ” Emílio Santiago era muito bem conceituado no meio artístico e fazia muitos shows.

 

 

 

Como isso não se refletia proporcionalmente na venda de discos, ele continuava participando de festivais  promovidos principalmente por emissoras de TV . Vem de uma dessas  edições  um sucesso dessa fase mais dançante e vencedora de um concurso. Festivais e concursos, por sinal, foram responsáveis pala carreira de Emílio Santiago. Em 1970, quando ainda era estudante de direito, alguns colegas de classe o inscreveram, sem que ele soubesse, no concurso de música da faculdade. Ele venceu na categoria “ Melhor Intérprete ” e esse foi o primeiro passo  para considerar mais seriamente a profissão de cantor.  Mas foi num programa de calouros apresentado por Flávio Cavalcanti na extinta TV Tupi que surgiu a grande chance. Embora não tenha vencido, ele chamou atenção do produtor Durval Ferreira, que foi quem o convidou a gravar o primeiro disco.

Não é a toa que alguns dos primeiros discos de Emílio Santiago são valorizados por  DJ’s .  Eles tem o swing que dificilmente deixa uma pessoa parada num baile. Isso sem falar na voz, considerada por muitos, como uma das mais bonitas na história da nossa música.

 

Voz marcante de Emílio Santiago

Acompanhe esta edição !

 

entre em contato;

musicaecultura@cbncampinas.com.br

Produção

Walmir Bortoletto

Edição

Paulo Girardi

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.