Ouça ao vivo

Empresas administram mais de 200 praças em Campinas

Campinas tem atualmente cerca de 2.300 praças espalhadas por todo o município. Cerca de 10% desse total são mantidas pela iniciativa privada. Empresas adotam a praça e em troca de colocar o nome e ficarem responsáveis pelo serviço de jardinagem e conservação dos locais públicos. A Prefeitura economiza com a adoção e faz exigências de paisagismo e revitalização para as pessoas jurídicas que ficam responsáveis. O secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, garante que as praças mantidas pelo poder público adotam o mesmo padrão de conservação.

Segundo Paulella, a rotatividade das empresas que adotam praças varia cerca de 10% a cada mês. O secretário explica que não há restrição de qualquer praça para que receba ajuda provada, desde que as exigências da Prefeitura sejam cumpridas.

Um escritório de advocacia adotou uma praça na Rodovia Heitor Penteado, na região da Vila Brandina. A empresa investiu cerca de R$ 20 mil reais em paisagismo e revitalização e os custos mensais de manutenção são de cerca de R$ 400 na chamada Praça do Cavalo, por causa da escultura colocada no local. O advogado Felipe Lopes de Faria Cervone, proprietário da empresa que faz a manutenção, afirma que a adoção é um bem para a sociedade e traz retorno.

A adoção de praças é permitida por lei municipal, em vigor desde 2000. As empresas que atendem às exigências da Prefeitura têm direito a explorar os locais por 5 anos, podendo renovar o vínculo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.