Ouça ao vivo

Evento apresenta panorama do câncer em Campinas

Um evento na manhã desta quinta-feira na Prefeitura apresentou um panorama do câncer em Campinas.

O primeiro Seminário do Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas apontou que os tipos câncer com maior incidência na cidade são os de próstata, de mama, de cólon e reto.

Entre as mulheres, o câncer de mama corresponde a 28,7% dos casos da doença na cidade, seguido de cólon e reto (12,6%) e glândula tireoide (8,25).

Nos homens, o de próstata são 29,1% dos casos. O câncer de cólon e reto é o segundo tipo que mais atinge os homens, correspondendo a 11,3% dos casos da doença e, em terceiro lugar na população masculina, aparece o câncer de traqueia, brônquios e pulmões (6,7%).

Os dados foram coletados nos anos de 2010 e 2011. Em 2010, foram diagnosticados 5.585 casos de câncer em Campinas e, em 2011, foram 5.607.

As informações do RCBP de Campinas são provenientes de 34 fontes notificadoras.

O Registro de Câncer de Base Populacional de Campinas foi aprovado por lei de 2017 e tornou obrigatória a notificação de todos os casos de câncer registrados no município.

Com o registro é possível ter acesso a informações sobre os vários tipos de câncer, identificar grupos de risco e fazer a avaliação e acompanhamento de mortalidade, além de planejar e participar de estudos epidemiológicos.

O câncer, como grupo de doenças, é responsável por cerca de 20% das mortes em Campinas, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares – esses dados são de 2017.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.