Ouça ao vivo

Expectativa de vendas para a Copa divide comerciantes

Os produtos com as cores brasileiras já estão nas prateleiras das lojas do centro de Campinas. Só que a expectativa das vendas para a Copa do Mundo não é a mesma entre todos os comerciantes. Alguns ainda não estão muito otimistas. Marcelo Graton é dono de um estabelecimento de artigos para festas na Rua Saldanha Marinho e vê muita diferença na comparação com a empolgação da Copa de 2014. Além disso, diz que a economia está em um momento pior.

Os números da Associação Comercial e Industrial de Campinas comprovam a previsão não muito positiva sobre o mundial de futebol. Segundo o economista da Acic, Laerte Martins, o faturamento na cidade deve chegar a R$ 75 milhões. O resultado representa a metade do que foi arrecadado na Copa de 2014, cerca de R$ 150 milhões. Mas a queda é considerada normal diante da ansiedade gerada no País quatro anos atrás.

Por isso Laerte comemora a expectativa atual. Na opinião dele, as vendas devem ficar concentradas em junho e julho, no período dos jogos. E a previsão é que o incremento seja mais evidente devido à procura por televisões e artigos esportivos. Com isso, fala em melhora gradativa.

Mas mesmo com projeções não muito chamativas e concorrentes ainda em compasso de espera, alguns comerciantes decidiram se adiantar e iniciaram as compras de produtos relacionados ao evento esportivo de maneira antecipada. No caso de uma loja de artigos para festas da Rua Ferreira Penteado, por exemplo, os pedidos foram feitos ainda em abril. A intenção, de acordo com a supervisora Joyce de Oliveira, foi garantir o menor preço e encher o mostruário.

Dados de um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas indicam que 33% dos micro e pequenos empresários do comércio e serviços estimam aumento no período dos jogos. Entre os que projetam crescimento nas vendas da própria empresa, 20% do total, a estimativa é de que o volume seja 27% superior ao mês anterior do mundial. As promoções são as apostas principais para atrair clientes.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.