Ouça ao vivo

HC e Hospital de Sumaré suspendem cirurgias eletivas

Foto: Divulgação

O Hospital de Clínicas em Campinas e o Hospital Estadual de Sumaré, ambos administrados pela Unicamp, suspenderam as cirurgias eletivas por conta do desabastecimento causado pela greve dos caminhoneiros em todo o Brasil. No HC, além dos procedimentos, as internações também foram suspensas desde domingo. De acordo com o comunicado oficial, a decisão é motivada pela falta de insumos e de funcionários, que enfrentam dificuldades de locomoção.

Os procedimentos ambulatoriais agendados para esta semana serão realizados somente com a presença de pessoal e materiais disponíveis. Como exemplo, a nota cita a rouparia esterilizada no local, que é um serviço terceirizado. A direção do HC da Unicamp ressalta ainda que as Unidades de Urgência Referenciada Adulto e Pediátrica estão lotadas desde sábado. Por conta disso, o atendimento será restrito aos casos de pacientes extremamente graves.

O aviso foi para o SAMU, para o sistema de regulação de vagas do Estado, o sistema Águia de Resgate da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e também para as unidades de resgate das rodovias que cortam a região de Campinas. Nesta segunda-feira a superintendência do Hospital de Clínicas informou que vai reavaliar todas essas decisões conforme a normalização ou não da situação e também de acordo com o panorama da greve dos caminhoneiros.

Já no Hospital Estadual de Sumaré, que pertence à Unicamp, o anúncio é sobre a suspensão das cirurgias eletivas de grande porte que seriam realizadas na segunda-feira e que necessitam de reserva de sangue. O motivo é o mesmo. De acordo com a nota oficial do hospital, a superintendência vai adiar esses procedimentos devido aos baixos estoques de sangue causados pela queda de doações no Hemocentro e relaciona isso aos reflexos provocados pela greve.

A prioridade da unidade é manter a estrutura de atendimento de urgência e emergência e por isso a suspensão também vale para “cirurgias que necessitam de materiais consignados, como próteses para ortopedia e para o trauma”. Já as cirurgias eletivas de menor porte, consultas e exames serão mantidos, mas podem sofrer alterações caso não haja reposição de material médico-hospitalar ou, ainda, se os funcionários tiverem dificuldade para chegar ao hospital. A direção do hospital também vai reavaliar a situação dos insumos ao longo desta segunda-feira.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Grupo Dia fecha 22 lojas em Campinas

Em Campinas, 22 lojas da rede de supermercados Dia irão encerrar as atividades. De acordo com levantamento realizado pela CBN Campinas, há 37 unidades no município. A decisão da empresa está inserida em um plano de ajuste de lojas no país para buscar a estabilidade da estrutura, após persistentes resultados negativos.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.