Ouça ao vivo

Jambu

O programa de hoje vai explorar um ingrediente muito utilizado nas culinárias amazonense, rondoniense, acriana e principalmente paraense… o jambu. Também conhecida como agrião-do-Pará, jambu é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente no Pará, sendo originária da América do Sul. É comum também em Madagáscar e todo o sudoeste asiático, em particular nas ilhas Mascarenhas.

Seu nome científico é Acmella oleracea e sua característica mais marcante é uma sensação de formigamento nos lábios e na língua quando mastigamos suas folhas e flores. Praticamente uma anestesia local. Por conta disso é muito utilizada como remédio natural para dor de dente. A substancia responsável pela ação anestésica na mucosa bucal é uma isobutilamida denominada espilantol. Também utilizada como estimulante do apetite, jambu é ingrediente obrigatório de pratos como o Tacacá e o Pato no Tucupi. Pode-se preparar o jambu da mesma maneira que se prepara a couve refogada, cortando-a fininha e refogando-a no azeite com alho, bacon e sal a gosto.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.