Ouça ao vivo

Licuri

O programa de hoje vai explorar a versatilidade de um ingrediente da Caatinga brasileira… o Licuri. Conhecida como a palmeira sertaneja, o licuri pode alcançar 12 metros de altura e tem nome científico Syagrus coronata. O licuri também é chamado por alicuri, aricuí, adicuri, cabeçudo, coqueiro-aracuri, coqueiro-dicuri, iricuri, oricuri, ouricurizeiro, uricuri e uricuriba.

Do licuri nada se perde. Seus frutos são comestíveis e pode-se extrair óleo vegetal suas sementes. As fibras das folhas são matéria-prima para a confecção de chapéus, sacolas e outros objetos artesanais. Os frutos são amêndoas e são tanto consumidos in natura, quanto utilizados na indústria alimentícia para diversos produtos. As amêndoas, que têm grande quantidade de óleo, variando em torno de 40%, são utilizadas na fabricação de azeite. A prensa dessas amêndoas gera um subproduto chamado torta do licuri, que é usada na alimentação animal. O miolo do tronco é mole e fornece uma farinha comestível. A palmeira inteira gera alimento e sustento para as famílias da Caatinga. Não é à toa que os seus maduros tenham a cor do ouro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.