Ouça ao vivo

Pistache

Narrativas cristãs e muçulmanas contam que ele é um dos alimentos que Adão levou consigo ao ser expulso do Jardim do Éden. Hoje vou falar sobre o pistache.

Nativo do Oriente Médio, o pistache é uma das mais antigas árvores de floração. Evidências arqueológicas recentes na Turquia, sugerem que os humanos consomem o pistache desde 7000 a.c. Próspero em climas quentes, o pistache se propagou rapidamente no Oriente Médio e no Mediterrâneo e se tornou uma iguaria apreciada por todos. O pistache tem sido usado como agente de tingimento e remédio popular para doenças que variam de dores de dente à esclerose do fígado. O alto valor nutricional do pistache e o longo período de armazenamento o tornou um item indispensável nas viagens dos primeiros exploradores e comerciantes. Estudos recentes sugerem que o pistache é mais rico em betacaroteno e vitamina E do que os outros tipos de nozes. Seus grãos são mais frequentemente consumidos inteiros, torrados e salgados. O pistache é utilizado em embutidos como mortadela, em doces como pudins e no famoso sorvete de pistache. Saudável e muito saboroso.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

A performance de Gal Costa no disco “Cantar”

Em 1974, Gal Costa já tinha sete anos de uma trajetória iniciada a partir do encontro com Caetano Veloso. Depois de consolidar o nome na Tropicália, lançou um projeto cuja única e exclusiva intenção era simplesmente cantar! Com o LP “Cantar”, ela reencontrou Caetano, mas agora como produtor. E o público se deparou com uma proposta que seguia um caminho mais intimista.

Curiosidades sobre o sanduíche

Eu já falei para vocês sobre a origem do sanduíche. Hoje vou explorar curiosidades sobre este cativante prato… O recorde de maior sanduíche do mundo

Curiosidades sobre o sorvete

Eu já falei para vocês sobre a origem sorvete. Hoje vou explorar curiosidades sobre esta refrescante sobremesa… Baunilha é o sabor mais popular do sorvete

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.