Ouça ao vivo

Quase metade dos brasileiros não tem hábito de ler rótulos dos alimentos

48% dos brasileiros não tem o hábito de ler as informações dos rótulos dos alimentos, onde estão os ingredientes e tabela nutricional, segundo o Datafolha.

Ana Paula Del’Arco, nutricionista e consultora da Viva Lácteos destaca a importância desses dados, mas traz um outra realidade – quando o rótulo é lido, muitas vezes não é compreendido.

A pesquisa do Datafolha confirma a falta de compreensão dos dados nutricionais e tabelas de ingredientes. Dos 52% dos entrevistados que disseram ler o rótulo, 35% entendem mais ou menos as informações, apenas 14% compreende corretamente e 3% confessaram não saber o que se trata.

René Coelho está neste último grupo e confessa até uma falta de interesse.

No caso de Josemar Mendes, questão de saúde e até costume fazem ele estar mais atento aos rótulos. Mesmo assim, acha difícil a forma como as informações são passadas.

As informações técnicas presentes nos rótulos são regradas pela Anvisa. Entre as informações obrigatórias que devem ser compreendidas está a porção que é quantidade recomendada de consumo, sendo as informações nutricionais baseadas nesta quantidade.

Há ainda o percentual de valores diários, que calcula os percentuais de cada nutriente dentro de uma dieta padrão de 2000 calorias.

No caso da lista de ingredientes, há uma ordem decrescente, assim, primeiro item que consta é sempre aquele em maior quantidade produto e o último, em menor.

A pesquisa do Datafolha entrevistou 2.573 pessoas em 160 cidades brasileiras.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.